Quem Somos Fale Conosco
 

 
 

(1)
CURSO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
ABORDAGEM CLÍNICA

Este curso se destina, principalmente, a psicólogos que buscam conhecer melhor a abordagem psicodinâmica de orientação profissional e aplicá-la na sua prática clínica. Para tanto serão desenvolvidos os seguintes temas:

  • O desenvolvimento emocional do adolescente;
  • O relacionamento do adolescente com sua família;
  • As angústias e os mecanismos de defesa predominantes;
  • A tolerância à frustração, os processos de reparação, a criatividade, o pensamento e o trabalho;
  • A formação da identidade e a possibilidade de realizar uma escolha profissional consciente;
  • O papel do psicólogo orientador profissional e o caráter psicoprofilático de seu trabalho;
  • As principais diferenças entre as modalidades clínica e psicométrica;
  • A entrevista inicial, o diagnóstico e os critérios de indicação do processo de OP;
  • O atendimento em OP (individual ou grupal) e as técnicas facilitadoras;
  • O sentimento de dúvida, a busca de informações, a elaboração de lutos, a tomada de decisão e a consolidação da identidade profissional;
  • Os critérios de encerramento do processo de OP;
  • As angústias frente ao vestibular;
  • A psicoprofilaxia e a promoção de saúde na atuação junto às escolas e à comunidade;
  • A identidade profissional do orientador profissional.

Início: mês de março
Duração:
80 horas, com 2 horas semanais
Local: Rua Carolina Zanini, 102 - Jardim Conceição - Campinas, SP - CEP 13023-191
Informações: no horário comercial, com Alba, pelos telefones: (19) 3207 3899 ou por e-mail albabenito@mpc.com.br
Inscrições: janeiro e fevereiro, pessoalmente, no endereço acima, ou pré inscrição (clique no link abaixo)


Ministrado por Alba M. R. Sewaybricker Benito - psicóloga graduada pela USP, em 1979; especialista em adolescentes pela UNICAMP, em 1981; psicanalista formada na primeira turma do CPCAMP, em 1991; membro da ABOP - Associação Brasileira de Orientadores Profissionais; CRP 06-08373; albabenito@mpc.com.br

FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO (selecione a opção (1))

 

(2)
CURSO
A ESCOLA E A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Este curso se destina a todos os profissionais que trabalham com educação e que se preocupam com as questões relativas à escolha profissional de seus alunos.
Trata-se de um entendimento psicodinâmico da crise vivida pelos jovens (sua família e sua escola) durante o processo de formação da identidade profissional. Visa ainda delinear formas da escola favorecer esse processo, desenvolvendo um projeto para cada escola e, portanto, promover saúde.
Para isto serão desenvolvidos os temas como:

  • O desenvolvimento emocional do adolescente;
  • A família do adolescente, suas expectativas em relação ao jovem e à escola;
  • As dificuldades em relação ao vestibular;
  • A formação da identidade e a possibilidade de realizar uma escolha profissional consciente;
  • O papel da escola como formadora e promotora do desenvolvimento emocional e da saúde de seus alunos;
  • As atividades possíveis de serem desenvolvidas no ambiente escolar.

Início: abril e setembro
Duração: 25 horas, com duas horas semanais
Local: Rua Carolina Zanini, 102 - Jardim Conceição - Campinas, SP - CEP 13023-191
Inscrições: Primeiro semestre: janeiro, fevereiro, março para o curso que inicia em abril;
Segundo semestre: maio, junho, julho para o curso que inicia em setembro;
pelos telefones: (19) 3207 3899, com Alba, ou por e-mail albabenito@mpc.com.br , ou pré inscrição (clique no link abaixo)

Ministrado por Alba M. R. Sewaybricker Benito - psicóloga graduada pela USP, em 1979; especialista em adolescentes pela UNICAMP, em 1981; psicanalista formada na primeira turma do CPCAMP, em 1991; membro da ABOP - Associação Brasileira de Orientadores Profissionais; CRP 06-08373; albabenito@mpc.com.br

FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO (selecione a opção (2))

 

(3)
CURSO
DIÁLOGOS ENTRE A CLÍNICA PSICANALÍTICA, A SAÚDE E A EDUCAÇÃO - INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE

OBJETIVOS
Reunir psicanalistas, profissionais da área da saúde e educadores para refletirem sobre: o desenvolvimento de crianças e adolescentes, os problemas mais freqüentes que repercutem em seu aprendizado e/ou em seu convívio social e o papel destes agentes na prevenção e na promoção de saúde mental.

PROGRAMA
1. Compreendendo a importância do nascimento psicológico de uma criança:
- O lugar da criança na família; o primeiro ano de vida; as questões emocionais aparecendo no adoecer; a curiosidade e as bases para o conhecimento.

2. O Período de latência e a escolaridade:
- A construção da escrita e da leitura; a internalização de valores, normas e modelos; o adormecimento da conflitiva edipiana e da sexualidade; situações emocionais que interferem no processo de aprendizagem; trabalhando a tolerância à frustração, promovendo o pensar e a criatividade.

3. Puberdade: Transição apenas ou período para fundar e/ou consolidar importantes estruturas?
- O processo de emancipação; o que é próprio e o que não é no desenvolvimento do púbere; o papel do adulto como modelo; as exuberantes mudanças corporais e seus reflexos na vida familiar, emocional e educacional; "alunos-problema": o que é um "bom" ou um "mau" aluno?

4. Adolescência, evolução e problemas no processo de formação da identidade:
- O desenvolvimento afetivo-sexual; o papel do grupo (da "turma") no dia-a-dia de um adolescente; a necessidade de escolher uma profissão; o que é próprio e o que não é, no desenvolvimento de adolescentes; "sexo, drogas e rock´n´roll": qual é o momento de intervir e o de pedir ajuda; o papel do orientador, do psicólogo escolar, do professor e do psicanalista.

COORDENADORAS: Maria da Graça Câmara Barone (Especialista em Adolescentes pela UNICAMP, do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, Membro do Núcleo de Psicanálise de Campinas e Região) e Alba M. R. Sewaybricker Benito (Especialista em Adolescentes pela UNICAMP, Psicanalista pelo Centro de Psicanálise de Campinas, Membro da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais - ABOP).

PÚBLICO ALVO: Profissionais ligados à saúde e à educação de crianças e jovens.

INFORMAÇÕES: com uma das coordenadoras por e-mail, pelos telefones abaixo ou através da ficha de pré-inscrição (clique no link abaixo).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Graça Barone: (19) 3294-9367; e-mail: mgracacbarone@uol.com.br
Alba Benito: (19) 3207 3899; e-mail: albabenito@mpc.com.br

FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO (selecione a opção (3))

 

(4)
FUNDAMENTOS PARA UMA FORMAÇÃO EM PSICOTERAPIA DE BASE ANALÍTICA DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E DO ADULTO

OBJETIVO
Favorecer o aprofundamento teórico relativo ao desenvolvimento da personalidade e às alterações emocionais na infância, na adolescência e na vida adulta. Oferecer condições para a aquisição de conhecimento e de prática clínica psicoterápica de base analítica com crianças, adolescentes e adultos norteada por atitudes éticas e visando promover a saúde mental.

PROGRAMA
Aspectos do desenvolvimento emocional das crianças, dos adolescentes e dos adultos à luz de diferentes linhas dentro da abordagem psicanalítica, com autores como: Freud, Melanie Klein, Winnicott, Bion, Rosenfeld, Hanna Segal,
Beth Joseph, Antonino Ferro, Bleger, Aberastury, David Levisky e José Outeiral. Abordaremos ainda aspectos da formação de vínculos primitivos dentro da relação mãe-bebê-pai, com autores como Esther Bick, Alessandra Piontelli, Françoise Dolto e seus seguidores. As relações familiares continuarão sendo trabalhadas ao longo do curso e as vicissitudes da construção das patologias também. Serão oferecidos elementos para a avaliação psicodiagnóstica da criança, do adolescente e do adulto, além dos princípios norteadores da escuta e do trabalho psicanalítico com crianças, adolescentes e adultos. Dentro da adolescência, será dedicado um tempo para abordarmos o processo de escolha profissional e o trabalho clínico de base analítica que se pode desenvolver nesta área, com autores como Bohoslavsky e Levenfus.

METODOLOGIA
Aulas expositivas e seminários teóricos, discussões sobre filmes, supervisões clínicas em grupo.

A QUEM SE DESTINA
Profissionais de nível superior, da área da Saúde tais como, médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, etc que queiram desenvolver suas possibilidades de compreender seus pacientes.

DURAÇÃO
Um ano letivo, 3 sábados por mês, 5 horas/aula, totalizando 130 horas. Com possibilidades de aprimoramento nos anos seguintes, com 2 sábados por mês, 5 horas/aula, totalizando 90 horas.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO E MAIORES INFORMAÇÕES
Entre janeiro e fevereiro, por e-mail com uma das coordenadoras, ou por telefone (19) 3207 3899 com Alba, (19) 3207-2965 com Nurymar.

COORDENADORAS
Maria Nurymar Brandão Benetti - nurymarbb@ig.com.br
Alba M. R. Sewaybricker Benito - albabenito@mpc.com.br

FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO (selecione a opção (4))

 
 
^ Voltar ao Topo ^

   
Página Inicial Jovens Pais Escolas Conhecendo Mais Atendimentos e Consultorias Responsabilidade Social Comunidades