(1)
CURSO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
ABORDAGEM CLÍNICA
Este curso se destina, principalmente, a psicólogos
que buscam conhecer melhor a abordagem psicodinâmica de orientação
profissional e aplicá-la na sua prática clínica.
Para tanto serão desenvolvidos os seguintes temas:
- O desenvolvimento emocional do adolescente;
- O relacionamento do adolescente com sua família;
- As angústias e os mecanismos de defesa predominantes;
- A tolerância à frustração, os processos
de reparação, a criatividade, o pensamento e o trabalho;
- A formação da identidade e a possibilidade de
realizar uma escolha profissional consciente;
- O papel do psicólogo orientador profissional e o caráter
psicoprofilático de seu trabalho;
- As principais diferenças entre as modalidades clínica
e psicométrica;
- A entrevista inicial, o diagnóstico e os critérios
de indicação do processo de OP;
- O atendimento em OP (individual ou grupal) e as técnicas
facilitadoras;
- O sentimento de dúvida, a busca de informações,
a elaboração de lutos, a tomada de decisão
e a consolidação da identidade profissional;
- Os critérios de encerramento do processo de OP;
- As angústias frente ao vestibular;
- A psicoprofilaxia e a promoção de saúde
na atuação junto às escolas e à comunidade;
- A identidade profissional do orientador profissional.
Início: mês de março
Duração: 80 horas, com 2 horas semanais
Local: Rua Carolina Zanini, 102 - Jardim Conceição - Campinas, SP
- CEP 13023-191
Informações: no horário comercial, com
Alba, pelos telefones: (19) 3207 3899 ou
por e-mail albabenito@mpc.com.br
Inscrições: janeiro e fevereiro, pessoalmente,
no endereço acima, ou pré inscrição
(clique no link abaixo)
Ministrado por Alba M. R. Sewaybricker Benito - psicóloga
graduada pela USP, em 1979; especialista em adolescentes pela UNICAMP,
em 1981; psicanalista formada na primeira turma do CPCAMP, em 1991;
membro da ABOP - Associação Brasileira de Orientadores
Profissionais; CRP 06-08373; albabenito@mpc.com.br
FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO
(selecione a opção (1))
(2)
CURSO
A ESCOLA E A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Este curso se destina a todos os profissionais que trabalham
com educação e que se preocupam com as questões
relativas à escolha profissional de seus alunos.
Trata-se de um entendimento psicodinâmico da crise
vivida pelos jovens (sua família e sua escola) durante o
processo de formação da identidade profissional. Visa
ainda delinear formas da escola favorecer esse processo, desenvolvendo
um projeto para cada escola e, portanto, promover saúde.
Para isto serão desenvolvidos os temas como:
- O desenvolvimento emocional do adolescente;
- A família do adolescente, suas expectativas em relação
ao jovem e à escola;
- As dificuldades em relação ao vestibular;
- A formação da identidade e a possibilidade de
realizar uma escolha profissional consciente;
- O papel da escola como formadora e promotora do desenvolvimento
emocional e da saúde de seus alunos;
- As atividades possíveis de serem desenvolvidas no ambiente
escolar.
Início: abril e setembro
Duração: 25 horas, com duas horas semanais
Local: Rua Carolina Zanini, 102 - Jardim Conceição - Campinas, SP
- CEP 13023-191
Inscrições: Primeiro semestre: janeiro, fevereiro,
março para o curso que inicia em abril;
Segundo semestre: maio, junho, julho para o curso que inicia em
setembro;
pelos telefones: (19) 3207 3899, com Alba, ou por
e-mail albabenito@mpc.com.br
, ou pré inscrição (clique no link abaixo)
Ministrado por Alba M. R. Sewaybricker Benito - psicóloga
graduada pela USP, em 1979; especialista em adolescentes pela UNICAMP,
em 1981; psicanalista formada na primeira turma do CPCAMP, em 1991;
membro da ABOP - Associação Brasileira de Orientadores
Profissionais; CRP 06-08373; albabenito@mpc.com.br
FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO
(selecione a opção (2))
(3)
CURSO
DIÁLOGOS ENTRE A CLÍNICA PSICANALÍTICA, A SAÚDE E A EDUCAÇÃO - INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE
OBJETIVOS
Reunir psicanalistas, profissionais da área da saúde
e educadores para refletirem sobre: o desenvolvimento de crianças
e adolescentes, os problemas mais freqüentes que repercutem
em seu aprendizado e/ou em seu convívio social e o papel
destes agentes na prevenção e na promoção
de saúde mental.
PROGRAMA
1. Compreendendo a importância do nascimento psicológico
de uma criança:
- O lugar da criança na família; o primeiro ano de
vida; as questões emocionais aparecendo no adoecer; a curiosidade
e as bases para o conhecimento.
2. O Período de latência e a escolaridade:
- A construção da escrita e da leitura; a internalização
de valores, normas e modelos; o adormecimento da conflitiva edipiana
e da sexualidade; situações emocionais que interferem
no processo de aprendizagem; trabalhando a tolerância à
frustração, promovendo o pensar e a criatividade.
3. Puberdade: Transição apenas ou período
para fundar e/ou consolidar importantes estruturas?
- O processo de emancipação; o que é próprio
e o que não é no desenvolvimento do púbere;
o papel do adulto como modelo; as exuberantes mudanças corporais
e seus reflexos na vida familiar, emocional e educacional; "alunos-problema":
o que é um "bom" ou um "mau" aluno?
4. Adolescência, evolução e problemas no
processo de formação da identidade:
- O desenvolvimento afetivo-sexual; o papel do grupo (da "turma")
no dia-a-dia de um adolescente; a necessidade de escolher uma profissão;
o que é próprio e o que não é, no desenvolvimento
de adolescentes; "sexo, drogas e rock´n´roll":
qual é o momento de intervir e o de pedir ajuda; o papel
do orientador, do psicólogo escolar, do professor e do psicanalista.
COORDENADORAS: Maria da Graça Câmara Barone
(Especialista em Adolescentes pela UNICAMP, do Instituto de Psicanálise
da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo,
Membro do Núcleo de Psicanálise de Campinas e Região)
e Alba M. R. Sewaybricker Benito (Especialista em Adolescentes
pela UNICAMP, Psicanalista pelo Centro de Psicanálise de
Campinas, Membro da Associação Brasileira de Orientadores
Profissionais - ABOP).
PÚBLICO ALVO: Profissionais ligados à saúde
e à educação de crianças e jovens.
INFORMAÇÕES: com uma das coordenadoras por e-mail, pelos telefones abaixo ou através da ficha de pré-inscrição (clique no link abaixo).
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Graça Barone: (19) 3294-9367; e-mail: mgracacbarone@uol.com.br
Alba Benito: (19) 3207 3899; e-mail: albabenito@mpc.com.br
FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO
(selecione a opção (3))
(4)
FUNDAMENTOS PARA UMA FORMAÇÃO EM PSICOTERAPIA DE BASE
ANALÍTICA DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E DO ADULTO
OBJETIVO
Favorecer o aprofundamento teórico relativo ao desenvolvimento
da personalidade e às alterações emocionais
na infância, na adolescência e na vida adulta. Oferecer
condições para a aquisição de conhecimento
e de prática clínica psicoterápica de base
analítica com crianças, adolescentes e adultos norteada
por atitudes éticas e visando promover a saúde mental.
PROGRAMA
Aspectos do desenvolvimento emocional das crianças, dos adolescentes
e dos adultos à luz de diferentes linhas dentro da abordagem
psicanalítica, com autores como: Freud, Melanie Klein, Winnicott,
Bion, Rosenfeld, Hanna Segal,
Beth Joseph, Antonino Ferro, Bleger, Aberastury, David Levisky e
José Outeiral. Abordaremos ainda aspectos da formação
de vínculos primitivos dentro da relação mãe-bebê-pai,
com autores como Esther Bick, Alessandra Piontelli, Françoise
Dolto e seus seguidores. As relações familiares continuarão
sendo trabalhadas ao longo do curso e as vicissitudes da construção
das patologias também. Serão oferecidos elementos
para a avaliação psicodiagnóstica da criança,
do adolescente e do adulto, além dos princípios norteadores
da escuta e do trabalho psicanalítico com crianças,
adolescentes e adultos. Dentro da adolescência, será
dedicado um tempo para abordarmos o processo de escolha profissional
e o trabalho clínico de base analítica que se pode
desenvolver nesta área, com autores como Bohoslavsky e Levenfus.
METODOLOGIA
Aulas expositivas e seminários teóricos, discussões
sobre filmes, supervisões clínicas em grupo.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais de nível superior, da área da Saúde
tais como, médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais,
fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, etc que queiram
desenvolver suas possibilidades de compreender seus pacientes.
DURAÇÃO
Um ano letivo, 3 sábados por mês, 5 horas/aula, totalizando 130 horas. Com possibilidades de aprimoramento nos anos seguintes, com 2 sábados por mês, 5 horas/aula, totalizando 90 horas.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO E MAIORES INFORMAÇÕES
Entre janeiro e fevereiro, por e-mail com uma das coordenadoras,
ou por telefone (19) 3207 3899 com Alba, (19) 3207-2965 com Nurymar.
COORDENADORAS
Maria Nurymar Brandão Benetti - nurymarbb@ig.com.br
Alba M. R. Sewaybricker Benito - albabenito@mpc.com.br
FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO
(selecione a opção (4)) |